segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Família

               Uma criança com o joelho arranhado sentada na calçada, um senhor se aproximando. Antes que o aviso de “vai arder” termine, o garoto já sentiu o quanto aquele arranhão vai arder. Agradece ao avô e sai correndo novamente, agora já sabe que a ardência é uma companheira que às vezes lhe visitará em suas brincadeiras. Coisas de criança.
                Duas meninas e um menino, meio perdidos, meio atentos. Comportados, esperam não ser alvo das dúvidas dos adultos. Crianças não entendem os adultos, que não entendem as crianças. Mas todos irão se compreender, com o tempo e com amor. As duas meninas e o menino estão crescendo juntos.
                O cheiro de pão novinho vindo do forno, o café da tarde. A doce mamãe e a sua criançada. Quer estejam falando sobre bonecos, bonecas e bolas. Quer estejam falando sobre o futuro, porque acham que sabem demais daquilo que estudam. À doce mamãe a sua criançada.
                O grito de gol que felizmente se repete, se alcança e se sonha. Uma bola e um guri de seis anos dando seu primeiro chute. O mesmo time e o mesmo talento também com outra bola. Enfim, alguém que segue os passos de papai.
                O sorriso da vovó a iluminar um jardim inteiro, cinco crianças correndo do seu jeito. Ela diz para serem cuidadosos, mas sabe que eles não a escutarão. Essas crianças de hoje em dia são muito urgentes em suas brincadeiras. Ela ri boba quando as meninas perguntam se ela passeava com o vovô por este jardim quando eram namorados. Ela diz que em um jardim parecido, esse é novo, ela reservou para as crianças brincarem.

                Duas doutoras, elegantes em seus trabalhos e destacadas naquilo que fazem por amor à profissão. Lindas como só Paris poderá me contar um dia. Com livros e muitos conselhos sobre disciplina indicavam que o estudo é o melhor caminho. Até que um dia conseguiram explicar que suas qualidades vinham da sua cultura e não de suas posses. E o que era ilusão simplesmente se realizou. Abençoados sejam os sonhos e o caminho das suas realizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário