terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O rapaz e o homem, naquele mesmo bar

            Um rapaz entra em um bar, depois de topar com um sujeito um tanto quanto tenso e calmo ao mesmo tempo. Não há outra forma para expressar o tal sujeito. Enfim, o rapaz entra em um bar e se surpreende. Encontra o atendente caído no chão, alguns vidros quebrados no móvel que mostra as bebidas e no balcão além de gelo espalhado, um copo só com gelo e um forte cheiro de Gim. Pensa sobre isso quando quase tropeça em uma lata de água tônica. Enquanto alguém tenta levantar o atendente que diz estar bem, e o rapaz pensa que diz isso por orgulho, um outro homem bebe calmamente seu wiskhy no balcão.

             O rapaz , que é muito impressionável, olha atentamente para esse homem. Que percebe e lhe faz uma saudação com o copo. Assim que o atendente levanta pede mais uma dose de wisky, e oferece uma ao rapaz. Que senta ao seu lado e pega um dos gelos do balcão para colocar no copo, já que o atendente demonstra dor em cada movimento. Resolveu ser um bom rapaz evitando mais desconforto para o pobre atendente.

            Assim que os outros clientes voltam à suas mesas e o atendente vai se sentar em algum lugar, o rapaz pergunta ao homem ao seu lado o que aconteceu naquele bar. O homem lhe responde "alguma coisa por causa de um apelido" e se envolve com mais um gole no seu wisky. O rapaz questiona porque a resposta é tão evasiva, como se o homem ao seu lado não se importasse com o que aconteceu.

           O homem lhe responde: "eu me importo sim com o que aconteceu, mas não pude evitar. O outro sujeito, aquele que passou por você quando entrou no bar, avisou que só queria sua bebida, e o atendente em vez de preparar a bebida quis defender sua honra. Deu no que deu."

Rapaz; "E porque você fala isso com tanta calma, com tanta distância?"

Homem: "Porque como eu disse, não havia o que ser feito. Quando vi o atendente já estava no chão. E além do mais ninguém ia querer se meter com aquele sujeito. Ele só queria seu gin tônica, assim como eu só quero meu wisky"

Rapaz: "Como assim?"

Homem: "Bom, ele pediu Gin Tônica..."

Rapaz: "Não, o seu wiskhy. Porque ele é tão importante?"

Homem: "Porque é onde eu revejo o meu dia. E aceito o que foi bom e revejo o que não me agradou. Sabe, talvez você não cometa os mesmos erros que eu, e isso será algo bom, mas por algum tempo o único refúgio que eu tive foi esse wisky. A essa hora do dia, em bares como esse."

Rapaz (que já havia esquecido do atendente, do sujeito, e do seu próprio wiskhy): " O que aconteceu?"

Homem (depois de um gole no wisky, de olhar o copo com calma, girando-o): "Eu fiz algumas escolhas complicadas, não percebi algo muito importante à minha frente pedindo minha atenção. Precisando de mim (sic) e eu desatento. Depois de perceber isso,  a vida se tornou apenas em um campo para reparar todos esses erros."

Rapaz: "E quando você acha que vai passar esse tempo e a vida se tornará mais suave e será mais do que esse momento do dia?"

Homem (sem olhar para o rapaz): "Hoje, quando eu acabar com minha bebida e sair por aquela porta."

Antes que o rapaz dissesse algo, o homem tomou seu gole triunfante e saiu porta a fora do bar. O rapaz ficou assistindo a cena e sentiu uma alegria imensa pelo seu agora amigo, e sorriu com calma quando um discreto feixe de luz brilhou da rua para dentro do bar. Dias mais felizes estavam encontrando o homem. E o atendente estava feliz , havia ganho R$ 100,00 de gorjeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário